quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Sombra e Água Fresca

Temos passado dias de muito calor por aqui em Minas... e isto me faz preocupar com todos os pugs que existem por aí... Às vezes, por simples falta de informação, lá vai um desmaio, um espasmo, um sofrimento. Por isto resolvi escrever sobre isto hoje.
Não é nenhuma novidade que os pugs não são cães de se praticar atividades físicas (já visto por seu porte gordinho)... Mas considero que vai muito além disto; talvez o que consideramos como atividade física!? Os pugs não aguentam mesmo o calor; um simples passeio pode se tornar uma tortura! É importante observar o comportamento, a respiração, a disposição de seu cachorrinho neste calor que, para nós, já está quase insuportável! Imagine para eles! Algumas medidas podem ser tomadas como preventivas... Aqui vão algumas dicas:
Não passeie com seu pug enquanto estiver sol! Estamos no horário de verão e o calor demora a abaixar, isto tem acontecido mais tarde... Aí sim fica mais fresquinho, mais agradável, possível passear! Imagine-se em um esforço físico enorme, no sol! É assim que eles se sentem nestes passeios em horários impróprios!
Caso perceba que seu pug está mais ofegante, molhe uma toalha, enrole-o, passe agua fria em sua barriga, passe a mão molhada em sua carinha, sempre no intuito de refrescá-lo!
Aqui em casa tenho colocado gelo em água fresca durante todo o dia. Eles adoram! E também ajuda a manter mais baixa a temperatura corporal.
Também é importante o uso de ventiladores ou ar condicionado para promover o bem-estar de nossos companheiros! Nos dias mais quentes, quando observamos que já estão ficando ofegantes, colocamo-os para descansar em casa, com ventilador ligado e água fresquinha... É uma cena linda; todos estirados no chão, muitos deitados de lado, sem nem colocar a linguinha pra fora! Super agradável pra eles!
Cuidado também com passeios de carro... nem todos são resistentes a este "evento"... ainda mais no calor!
É isto aí, gente! Pensem sempre em como promover o bem-estar destes pugs que precisam de nossas intervenções para viverem com qualidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário